sábado, 4 de maio de 2013

Sem sujeira, com beleza e criatividade.

Fonte da imagem

Lá vai mais ideias de arteirices com tinta...

Essa dá certinho com os piquirruchos do berçário I e II. Mas, claro, dá pra fazer com qualquer idade! Até com você criança nada pequena! É também uma *ótema* ideia de presente do dia das mães ;)

Com o quê?
Neste link vocês podem ver que é muito fácil de colocar em prática essa técnica pra lá de interessante e simples. Basicamente, precisa-se de um pedaço de papel (cartolina? Acho que sim); tinta; plástico e fita (se for colorida, melhor ainda). 

Como faz?
Deixe as crianças mesmas colocarem a tinta no papel;
Cole as bordas do plástico no papel com a fita bonita pra tinta não ir pra fora; 
E bora colocar os pititicos para se divertirem!

Bebendo em outras fontes...
Ah! Lembra do livro de arte para crianças que contei pra vocês aqui? Então, lá também tem uma dica de pintura nesta mesma técnica. Só que lá, ao invés de se colocar a tinta no papel e cobrir com o plástico, a tinta é colocada dentro do saco plástico com fecho hermético (aqueles que vem com um tipo de "zíper" pra proteger os alimentos) e, só então, prendemos o saco no papel. 

Eu particularmente prefiro a técnica que contei ali em cima, já que esses saquinhos de zíper devem ser mais caros. Barateza sempre! ;)

Mas lá tem também algumas variações interessantes da técnica, vejam só:

"Variações: 
  • Encha o saco com outros ingredientes coloridos, tais como gel azul de cabelo ou amido de milho tingido com corante de comida.
  • Coloque uma folha de papel alumínio dentro do saco de tinta e sobre ela. Feche o saco e desenhe sobre a superfície, como anteriormente. Será possível ver a folha de alumínio" (p. 37. Kohl MaryAnn F. "Iniciação à arte para crianças pequenas". Porto Alegre: Artmed, 2005)
Sem sujeira, com beleza e criatividade.
Depois me contem as experiências!

Beijocas! Carol Hepe


2 comentários:

  1. Carol, teu blog tá demais!
    Sempre quis ter um, mas não tenho ideias sobre o que exatamente quero!

    Estou me realizando nesse lindo blog que você criou...parabéns! :)

    beijos, Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, meu amore! Bem vinda! Você é a primeira a comentar no "Pequenas Arteirices"! Uma verdadeira honra tê=la por aqui!

      Que bom que você gostou do Blog. Na verdade é um projeto que está engatinhando ainda :)

      Eu super apoio que você crie um blog. Vale a pena! :*
      Pense num tema de que você gosta! Livros é a sua cara ;)
      Se precisar de umas dicas, é só falar!

      Volte seeeempre! <3
      Carol Hepe

      Excluir

E aí? Conte-nos o que achou! ;)