quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Arteirando com materiais reutilizáveis!

Trabalhando um meio de transporte e a diversidade
Como já dito em outro post eu e a Carol trabalhamos na mesma escola, ela com uma turma de Maternal I (crianças de 2 para 3 anos) e eu com uma turma de Jardim II (crianças de 4 para 5 anos).

Envolvendo o projeto "Toda criança faz arte" nos conteúdos da educação infantil estamos sempre trocando ideias criativas e que sejam de fácil acesso.

Um dos conteúdos abordados no primeiro semestre do ano de 2013 foi o do trânsito, envolvendo ética, cidadania, regras e meios de transporte. Aproveitando as diversas possibilidades que a temática aborda incluí o tema diversidade racial.

O projeto iniciou-se com roda de conversa, trazendo para sala as experiências e conhecimentos já existentes nas crianças, sendo que, no diálogo iam surgindo várias questões trabalhadas no dia a dia em conversas e práticas.

As crianças trouxeram bicicletas e velotrois em um dia determinado e na quadra trabalhamos os temas que integram este conteúdo. A experiência tornou-se tão rica que repetimos esta atividade uma vez por mês em nossa escola.

Para concretizar o aprendizado e terminar a experiência com arte confeccionamos um ônibus: meio de transporte escolhido pelas crianças. Utilizamos papelão, pratos descartáveis, tinta guache, cola colorida, canetinhas, lã, esponja de aço, fita de cetim, papéis e glitter. E o resultado foi este da foto acima! Muito colorido e com cara de criança!

Até o próximo post! Beijinhos!
Juliana Boza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? Conte-nos o que achou! ;)